Procuram-se bandas de rock da Região. Publica-se bem

10644903_730682347004148_2175800569097402768_n

Editora independente abre inscrições para músicos do ABCD mandarem trabalhos para compor almanaque

Por: Rafael Revadam  (rafael@abcdmaior.com.br)

 

Dos sons influenciados pelos anos 1950 e 60 em São Bernardo aos solos estrondosos de guitarra de Santo André, o rock se mantém presente e em diversas vertentes no ABCD. E por que não catalogar o lado artístico da Região em um livro? Essa é a ideia da editora independente Estranhos Atratores. Nascida no cenário underground, seus responsáveis convidam as bandas das sete cidades a enviarem dados e músicas para uma publicação que promete honrar a qualidade rítmica local.

“A gente quer fazer um levantamento de quantas bandas autorais existem no ABCD”, contou Jairo Costa, um dos responsáveis pela editora. Batizada de Almanach do Rock/ABC, a publicação será uma listagem da veia artística regional. “Vamos fazer um livro catalogando os dados recebidos. É como uma ficha técnica, que servirá de parâmetro para daqui 10, 20 ou 30 anos”, afirmou.

Mais do que ação cultural difusora, o Almanach tem como objetivo ser um item de memória da Região. “Tem algumas questões básicas que a banda deve enviar: quando foi fundada, o nome dos integrantes, influência musical, onde costuma se apresentar e amostra das demos ou discos produzidos. Toda informação que puderem passar é importante para criarmos um material relevante de consulta”, revelou Jairo.

Para participar, basta entrar em contato com a editora no e-mail revistamortal@gmail.com e encaminhar os dados até o fim de outubro. Os interessados devem ter no mínimo dois anos de existência e estar em atividade em 2014. Ao integrar o projeto, os músicos terão direito a exemplares do livro. A previsão de lançamento é para dezembro, num evento que contará com shows de alguns coletivos participantes.

Estranha independência – Criada em 2013, a Estranhos Atratores nasceu de experiências negativas vindas de demais editoras. Jairo, que também é escritor, teve um livro editado por outra empresa que não foi divulgado nem lançado oficialmente. “Foi desse fato que eu percebi que se eu quero fazer um negócio, eu vou fazer eu mesmo. E digo fazer a pesquisa, escrever, editar, diagramar, revisar, arranjar gráfica, mandar o material, fazer o lançamento e colocar pra vender”, revelou.

Com o nascimento do selo editorial, começou a organização dos projetos. O primeiro foi a publicação do livro Paranapiacaba – Lendas e Mitos, de autoria do próprio Jairo e que revela crenças populares dos ferroviários e antigos moradores da Vila. Em tiragem esgotada, a obra passará por uma atualização e será relançada no final deste ano.

Mas, além das obras literárias, a Estranhos Atratores também é responsável pela publicação independente Revista Mortal e procura autores para integrar seu time. “Queremos publicar coisas diferentes que aparentemente não têm ligação entre si, mas se comunicam com nosso segmento –  que é a contracultura”, concluiu Jairo.

http://abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=62199

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s